Voltar
Agenda

Gestão em Sustentabilidade na Construção Civil.

22/05/2017 das 17:30 às 21:30

Sede - Rua Dona Veridiana, 55 - Higienópolis, São Paulo

Local acessível à pessoas com deficiência

Evento Apoiado

Descrição:
O primeiro curso voltado a sustentabilidade no setor da Construção Civil. Com aulas presenciais expositivas e apresentações de cases, o conteúdo foi estruturado em 20 aulas de 4 horas cada e 1 visita técnica de 4 horas que ocorrerá no sábado. As aulas ocorrerão às segundas-feiras das 17h30 às 21h30, no período de 22/05/2017 à 02/10/2017 na Sede do SindusCon-SP.   GSTCC       Objetivo:

Capacitar engenheiros, arquitetos, técnicos e estudantes para tomada de decisão na aplicação dos principais conceitos de sustentabilidade considerando o ciclo de vida dos empreendimentos: concepção, execução da obra, pós ocupação.

Público Alvo:

Profissionais que atuam na concepção, planejamento e execução de empreendimentos – engenheiros e arquitetos de empresas incorporadoras, construtoras, de projetos, gestores em meio ambiente, técnicos e tecnólogos de edificações; estudantes em engenharia, arquitetura e gestão ambiental.

Patrocínio e Apoio:

Capacitar engenheiros, arquitetos, técnicos e estudantes para tomada de decisão na aplicação dos principais conceitos de sustentabilidade considerando o ciclo de vida dos empreendimentos: concepção, execução da obra, pós ocupação.

Corpo Docente:
_DSC8167    Coordenadora Técnica do curso: Lilian Sarrouf
Engenheira Civil pela Escola de Engenharia Mauá, Administradora de Empresas pelo Instituto Mackenzie, Mestre em gestão integrada de meio ambiente e segurança e saúde pelo SENAC – SP. Atua como consultora nas áreas de Sistemas de Gestão Empresarial, Qualidade e Meio Ambiente. Consultora Técnica do SindusCon-SP coordenando o COMASP – Comitê do Meio Ambiente, Segurança e Produtividade do SindusConSP, o GT PÓS OBRA - Comitê Tecnologia e Qualidade do SindusConSP e o GT SUSTENTABILIDADE da Câmara Ambiental da Indústria da construção – CETESB. Consultora Técnica do Programa Construção Sustentável CBIC - Câmara Brasileira da Indústria da Construção e da CMA CBIC Comissão de Meio Ambiente. Instrutora na Universidade Secovi e SindusConSP, docente no MBA da Construção da Fundação Getúlio Vargas, docente no curso de pós graduação em Construção Sustentável no SENAC SP. Diretora do CBCS - Conselho Brasileiro de Construção Sustentável (2007/2008). Proprietária da L. Sarrouf Consultoria, empresa de consultoria em gestão de processos e sistemas.
   

Foto Vanessa Gomes   Construção Sustentável - Panorama Nacional Mundial e Tendências - Vanessa Gomes

Arquiteta e Urbanista graduada pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES. Mestre e Doutora em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da USP. Bolsista de produtividade do CNPq (2008-11). Fulbright fellow 2009-2010 (University of Pittsburgh) e 2014 (Harvard University).
Professora Associada Livre-Docente da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, onde coordena o Centro de Pesquisa em Construção Civil e Meio Ambiente e lidera o Grupo de Pesquisa "Qualidade e Sustentabilidade do Ambiente Construído". Past Vice-president da International initiative for Sustainable Building Environment (iiSBE). Líder da equipe brasileira participante do Green Building Challenge (GBC). Membro fundador e coordenadora nas Américas da comissão de trabalho WC116 (Smart and Sustainable Built Environments), do International Council for Research and Innovation in Building and Construction (CIB). Assessora do Programa Ambiental das Nações Unidas (UNEP), nos temas análise do ciclo de vida e políticas públicas para eficiência energética de edificações, e do Banco Interamericano de Desenvolvimento - BID, em avaliação ambiental estratégica.
Foto Maristela Gomes  Materiais e Sistemas Construtivos Sustentáveis - Maristela Gomes da Silva
Graduada em Engenharia Civil pela UFES, com mestrado e doutorado em Engenharia Civil pela EPUSP, com estágio pós-doutoral em Engenharia Civil e Ambiental pela University of Pittsburgh e em Arquitetura e Construção pela Unicamp. Foi Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil, Diretora do Centro Tecnológico da UFES, professora visitante no Departament of Civil and Environmental Engineering da University of Pittsburgh,  pesquisadora associada do Mascaro Center for Sustainable Innovation da mesma Universidade, professora convidada da Carnegie Mellon University e coordenadora do curso de Graduação em Engenharia Civil da UFES. É Professora Titular do Departamento de Engenharia Civil da UFES,  membro especialista do Comitê Consultivo do Fundo de Tecnologia do BNDES, membro do corpo de revisores da  Revista do Ambiente Construído, do the Smart and Sustainable Built Environment Journal e da Revista IBRACON de Materiais. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Materiais e Componentes de Construção Civil, atuando, principalmente, nos temas reciclagem de resíduos industriais, escórias siderúrgicas, cimentos, concreto, durabilidade, indicadores de sustentabilidade, avaliação do ciclo de vida, emissões de GHG, redução de impactos ambientais de materiais de construção e construção sustentável. Coordena o Núcleo de Estudos em Sustentabilidade e o Núcleo de Excelência em Escórias Siderúrgicas da Universidade Federal do Espírito Santo. É lider do grupo de pesquisa do CNPq com o mesmo nome, que recebeu o Prêmio Ecologia 2005 pelo desenvolvimento de produtos de construção de baixo impacto ambiental. Participou e coordenou várias Cooperações Internacionais, além de já ter participado da organização de vários eventos nacionais e internacionais e de ter sido membro do International Council for Research and Innovationin Building and Construction (CIB). É membro de comitês científicos e parecerista de conferências e periódicos nacionais e internacionais, membro fundador do Conselho Brasileiro de Construção Sustentável (CBCS); membro da iiSBE International Iniciative for a Sustainable Built Environment e membro do Green Building Challenge (GBC). É assessora e consultora ad hoc da FAPES, FAPESP, CAPES, CNPq, FINEP e do Programa Iberoamericano de Ciência y Tecnologia para el Desarrollo (CYTED), além de ser consultora técnica de várias empresas e instituições, tais como Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP), Sindicato Nacional da Indústria de Cimento (SNIC), Centro Brasileiro de Construção em Aço (CBCA), Instituto Aço Brasil (IABr), Sindicato da Indústria de Construção Civil (SINDUSCON/ES), ArcelorMittal Tubarão, Kaeme Consultoria, Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo (FINDES), CPFL Energia, CENPES/Petrobras, Camargo Correa Cimentos, Facility Consulting Projetos e Gerenciamento SS Ltda, Natura, SENAC e Método Engenharia.
 
Edwrad_Bogstein Avaliação Global de Desempenho Ambiental de Edifícios (este tema engloba o de Gestão de operações e avaliação pós ocupação previstos incialmente) - Edward Bogstein 
Mestre em engenharia de energia e meio-ambiente pela University of Cambridge, Edward é e sócio-fundador da Mitsidi Projetos e especialista em otimização de sistemas energéticos. Consultor do Programa Green Building no Brasil pela  International Finance Corporation (Banco Mundial) de 2012 a 2014. Premiado com o CIBSE Building Performance Award (entre outros) para projetos de eficiência energética, Edward atua nas áreas de energia em edificações, indústria, geração de conhecimento e políticas públicas. É autor de diversas publicações e líder do projeto de Desempenho Energético Operacional no Conselho Brasileiro de Construção Sustentável.
Foto JoanaCS_Goncalves Conforto Ambiental – qualidade do ar interno, conforto luminoso, acústico e térmico - Joana Carla Soares Gonçalves
Professora Associada da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, onde é atualmente Chefe do Departamento de Tecnologia. Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993), mestrado em Environment and Energy (London) - Architectural Association Graduate School (1997) e doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (2003). Entre 2009 e 2013 foi professora orientadora do programa de pos-graduação Sustainable Environmental Design, da Architectural Association School of Architecture, Graduate School, em Londres. Em 2011 foi professora visitante no programa de pos-graduacao Graduate School of Design (GSD) da Universidade de Harvard, em Cambrigde, nos Estados Unidos. Desde 2015 tem o título de Professor Visitante da Faculty of Architecture and the Built Environment da University of Westminster, em Londres. Tem experiência na área de Conforto Ambiental em Edificacoes. Autora de uma série de publicacoes, das quais destacam-se os livros The Environmental Performance of Tall Buildings (2010), publicado pela Earthscan, Londres,   e o Edificio Ambiental (2015) da Oficina de Textos, São Paulo, do qual é organizadora e co-autora.
 

Foto Virgínia Sodré  Uso Racional da água - Pegada Hídrica - Virgínia Dias de Azevedo Sodré

Responsável pela coordenação técnica da Infinitytech Engenharia e Meio Ambiente, empresa especializada em programas e projetos que visam a gestão integrada das águas. A Infinitytech trabalha com projetos integrados que visam a eficiência do uso da água, e a consequente redução dos impactos relacionados a esse recurso e da pegada hídrica. Desenvolvemos planos estratégicos de gestão da água para empresas que buscam uma visão abrangente da relação entre a água e o desenvolvimento dos seus negócios, avaliamos não só ações para redução da dependência do recurso água como trazemos uma visão ampla dos riscos e oportunidades relacionados a essa gestão. Virgínia Sodré é diretora técnica da Infinitytech Engenharia e Meio Ambiente, é engenheira Civil, mestre em Hidráulica e Saneamento pela USP – EESC, acumula há mais de 16 anos experiência na área de Engenharia e Consultoria Ambiental, sempre desenvolvendo trabalhos relacionados a temática da água. Trabalhou na SEREC Engenharia Consultiva, Degremont Tratamento de Águas, na empresa CAVO Serviços e Meio Ambiente S.A. e na Construtora Camargo Corrêa, onde atuou no desenvolvimento da área de saneamento ambiental e participou do desenvolvimento do plano de gestão de água da companhia. Na empresa Infinitytech vem desenvolvendo um trabalho pioneiro no mercado de desenvolvimento urbano, trabalhando com soluções inovadoras para diversos segmentos de negócios, desenvolvendo inclusive o primeiro plano de gestão estratégico de água para uma incorporadora no Brasil. Participa ativamente, como palestrante em eventos nacionais e internacionais, sempre com a temática da água, desde 2008 atua nos comitês técnicos de água do GBC Brasil e do CBCS (Conselho Brasileiro da Construção Sustentável) e há mais de 12 anos leciona em cursos de graduação (Engenharia Ambiental), cursos in company e pós-graduação (cursos de MBAs com ênfase no uso eficiente da água).
  Foto Elcio Gestão de Resíduos  da Construção Civil - Elcio Duduchi Careli
Formação acadêmica – Graduação em Economia pela FEA/USP em 1990 e Mestrado em Tecnologia Ambiental pelo Centro Paula Souza / SP em 2008. Atuação profissional – Direção da empresa Obra Limpa Consultoria, especializada no desenvolvimento e aplicação de metodologia para a gestão dos resíduos da construção civil, desde 2001 dedicada a busca de soluções e a adoção de práticas ambientalmente sustentáveis para a gestão dos resíduos gerados pelas atividades de construção e demolição. Responsável pela elaboração de planos de gerenciamento de resíduos para contratantes e executores de obras em mais de 50 municípios brasileiros, com aplicação de atividades de treinamento e capacitação das equipes e monitoramento durante a implantação. Co-autor do Manual de Gestão Ambiental dos Resíduos da Construção Civil (2005) e do livro Gestão Ambiental dos Resíduos da Construção Civil – Avanços Institucionais e Melhorias Técnicas. Instrutor dos cursos de gestão de resíduos promovidos pelo Sinduscon-SP (26 turmas) de 2005 a 2013. Professor dos cursos MBA em Construções Sustentáveis – Certificação Ambiental de Edificações na disciplina Gestão de Resíduos e Reciclagem em Edificações Sustentáveis e Materiais Utilizados desde 2010 (turmas de São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Porto Alegre, Florianópolis, Salvador, Aracaju, Fortaleza, Campo Grande, Belém e Recife) e do curso Master em Arquitetura Sustentável e Bioecológica (disciplina de Gestão de Resíduos da Construção Civil) organizado e promovido pela ANAB Brasil (Associação Brasileira de Arquitetura Bioecológica). Professor convidado para aulas em disciplina de Saúde Ambiental – Resíduos Sólidos e Emissões Atmosféricas dos Cursos de Especialização em Medicina do Trabalho da Faculdade de Medicina da USP de 2013 a 2015. Professor convidado para aulas em disciplina de Proteção Ambiental do Curso de Pós-Graduação em Segurança do Trabalho da FMU em 2014.
 

Foto Roberto Strumpf  Inventários de Emissões - Roberto Strumpf

Biólogo, Bacharel em Biologia pela Universidade de São Paulo (2004) com foco em Ecologia Humana, pesquisou o uso de recursos florestais por comunidades ribeirinhas no Amazonas como parte de sua iniciação científica. Especialista em Ciências Ambientais pela University of Sydney (2008), com foco em energia e mudanças climáticas, modelagem ambiental e sistemas de informação geográfica (SIG). Trabalhou como técnico em projetos de MDL para a geração de créditos de carbono em 2005. Sócio fundador e Diretor de Meio Ambiente da OSCIP Iniciativa Verde por 2 anos (2006 e 2007), onde coordenou projetos de mensuração de emissões corporativas de GEE e compensação de emissões através de restauros florestais. Foi Coordenador de Projetos no Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas - GVces de 2009 a 2011, onde esteve a frente de projetos relacionados à mudanças climáticas (Programa Brasileiro GHG Protocol e Plataforma Empresas Pelo Clima) e serviços ecossistêmicos (Natural Value Initiative). Treinador na metodologia GHG Protocol certificado pelo World Resources Institute – WRI em 2011. Consultor do WRI para o desenvolvimento do GHG Protocol para a agropecuária entre 2012 e 2014. Atualmente é Sócio Diretor da Pangea Capital, consultoria focada em auxiliar gestores a internalizar uma visão sistêmica e de longo prazo relacionada às mudanças climáticas e serviços ecossistêmicos.
  Foto Clarice Degani  Certificação Ambiental de EdifíciosClarice Menezes Degani
Engenheira Civil, Mestre e Doutora em Tecnologia e Gestão da Produção pela Escola Politécnica da USP, Especialista em Gestão de empreendimentos de construção civil pelo PECE/USP, participou da equipe técnica para experimentação da certificação ambiental francesa NF Bâtiments Tertiaires Démarche HQE pelo CSTB na França, sócia curadora do CBCS - Conselho Brasileiro de Construção Sustentável. Atualmente é assessora técnica da vice-presidência de sustentabilidade do SECOVI-SP, é pesquisadora do projeto FINEP na temática de minimização de impactos ambientais de canteiros de obra em desenvolvimento pela POLI/USP, é docente em disciplinas dos cursos de MBA Gerenciamento de Facilidades e MBA Tecnologia da Gestão da Produção, ambos na FDTE POLI/USP, participa dos comitês Avaliação da Sustentabilidade, Água e Urbano no CBCS e é consultora para projetos e construções sustentáveis, especialmente para o processo AQUA de certificação, e também para o gerenciamento da sustentabilidade de edifícios em operação.
   
Alvaro Diogo Nogueira  Uso Racional da Água - Álvaro Diogo Sobral Teixeira
Possui graduação em Hidráulica e Saneamento Ambiental pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo (2012), mestrando em Sistemas Produtivos do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza com o tema da dissertação sobre a “Qualidade da água da chuva para o descarte do escoamento inicial”. Trabalha como gerente técnico comercial na InfinityTech Engenharia e Meio Ambiente, sendo responsável pela coordenação técnica de programas e projetos que visam a gestão integrada das águas, coordena o desenvolvimento de projetos integrados de infraestrutura sanitária e predial, visando a eficiência do uso da água, e a consequente redução dos impactos relacionados a esse recurso e a pegada hídrica. Foi representante do Comitê de Bacia Hidrográfica do Alto Tietê (CBH-AT) no biênio de 2013-2015 e atualmente coordena nacionalmente o programa Jovens Profissionais do Saneamento (JPS) da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES-SP). Possui também experiência com educação tecnológica em hidráulica, atuando como professor auxiliar no Laboratório de Hidráulica   tendo ministrado diversas palestras e cursos sobre o tema “o aproveitamento de água de chuva com a utilização de simulação computacional”.
Foto Rafik Hussein Saab Filho  Uso Responsável da Madeira - Rafik Hussein Saab Filho
Advogado formado pelas Faculdades Metropolitanas Unidas - FMU - 1999. Pós graduado em Gestão Ambiental pelo Senac SP - 2002 e ainda, em Direito Civil pelo Instituto Presbiteriano Mackenzie - 2005. Executivo do Sindicato do Comercio Atacadista de Madeiras do Estado de São Paulo - Sindimasp onde atua desde 2001. Conselheiro do Forum Nacional das Atividade de Base Florestal - FNBF. Conselheiro do FSC Brasil - Camara Econômica. Membro do Comitê Gestor do Programa Madeira é Legal. Delegado da Federação do Comercio do Estado de São Paulo - Fecomercio.
Foto Maria Heloisa   Legislação Ambiental – Maria Heloisa Pádua Lima de Assumpção
Engenheira Civil, pela Escola de Engenharia da Universidade Mackenzie. Especialização em Administração Mercadológica, pela Fundação Getúlio Vargas- FGV. Trabalha na Divisão de Apoio ao Controle de Fontes de Poluição, da Diretoria de Controle e Licenciamento Ambiental da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo-CETESB. Atua há 31 anos na área ambiental. Participa de diversos Grupos de Trabalho relativos aos temas: resíduos sólidos, mudanças climáticas, proteção aos mananciais, sustentabilidade e segurança de barragens. Coordena a elaboração do Inventário Estadual de Resíduos Sólidos Urbanos. Secretária Executiva da Câmara Ambiental da Indústria Têxtil. Foi Secretária Executiva da Câmara Ambiental da Indústria da Construção por 12 anos. Docente em curso relativo ao Licenciamento Ambiental. Ministra palestras relativas ao tema resíduos sólidos.
Antonio Queiroz  Áreas verdes – projeto – supressão e compensação ambiental – Antonio Luiz Lima de Queiroz 
Engenheiro Agrônomo formado em 1984 pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” da Universidade de São Paulo, formado em Direito em 2009 pela Faculdade de Direito do Largo de São Francisco da Universidade de São Paulo Atuando no licenciamento ambiental, na Secretaria Estadual de Meio Ambiente desde 1997, e na CETESB desde 2007. Assessor na Diretoria de Controle e Licenciamento e Ambiental desde 2009, responsável pela orientação técnica e análise de processos, análise técnica de propostas de orientações, resoluções e decretos estaduais relacionados com a área de meio ambiente, e docente em cursos promovidos pela CETESB, Diretor do Departamento de Fiscalização e Monitoramento – DFM – da Secretaria Estadual do Meio Ambiente- 2008-2009 Diretor do Departamento Estadual de Recursos Naturais da Secretaria Estadual do Meio Ambiente – DEPRN – 2008 Assessor Técnico da Diretoria Geral do Departamento Estadual de Proteção de Recursos Ambientais – DEPRN de 2001 a 2008.
Ensaio Fotográfico realizado no Estúdio Rivieri Produções Fo   Uso Responsável da água - Irimar Erotides Bergamo Palombo
Engenheira Civil – Formada pela UNESP - Bauru. Atua na área de facilities há 20 anos, trabalha no SESC SP Coordenadora de Infraestrutura na Gerência de Engenharia e Infraestrutura, instituição com 36 Unidades distribuídas pelo estado de São Paulo - Brasil perfazendo um total de 880 mil metros quadrados de área construída. MBA – Gerenciamento de Facilidades – Escola Politécnica USP. MBA – Administração Financeira – Faculdade de Administração de Empresas de Catanduva. Curso Gestão de Projetos – Universidade de São Paulo – USP. Conselheira da ABRAFAC – Associação Brasileira de Facilities (2006-2016). Coordenadora dos Programas – “Uso Responsável da Água SESC SP” e “Economia de Energia.
DSC00882  Áreas Contaminadas - Rodrigo Cesar de Araújo Cunha
Engenheiro Agrônomo e Mestre em Solos pela ESALQ/USP. Doutor em Hidrogeologia pelo IGc/USP. Trabalha na CETESB há 36 anos,  atuando em pesquisas relacionadas à poluição dos solos e das águas subterrâneas e no gerenciamento de áreas contaminadas, participando ativamente na elaboração de procedimentos, normas técnicas e legais relacionadas ao tema. Coordenador dos cursos de pós graduação em Gerenciamento de Áreas Contaminadas e Remediação de Áreas Contaminadas, no Centro Universitário Senac, desde 2005.
Inscreva-se Aqui