Voltar
Acompanhe

Seminário Sistemas Prediais: energia renovável foi destaque na abertura.

22/06/2016

As tendências no uso de energias renováveis no Brasil e o impacto sobre a tecnologia de empreendimentos residenciais foram os assuntos debatidos na abertura do 12º Seminário Tecnologia de Sistemas Prediais, realizado na sede do SindusCon-SP, nesta quarta-feira (08).

A apresentação do professor do Departamento de Engenharia Civil da Universidade Federal de Santa Catarina, Roberto Lamberts, foi focada em eficiência energética. Ele defendeu que o Brasil precisa focar em desenvolvimento sustentável e aproveitar a abundância de recursos para a geração de energias renováveis como a solar e a eólica.

Lamberts lembrou a importância da utilização de alguns recursos para a obtenção de selos e certificações na construção civil. “Não adianta o empreendimento ter uma fachada bonita se, em termos de utilização de energia, ele não é eficiente. A adoção do BIM e a realização da simulação de eficiência energética podem resolver isso,” explicou.

O professor destacou que o uso de medidores residenciais, que mostram o consumo de equipamentos e eletrodomésticos auxilia na mudança de hábitos dos usuários. “Gestão de energia é algo que precisa entrar na nossa cabeça. É preciso reduzir o consumo e pensar em produção sustentável,” conclui Lamberts.

No mesmo painel o diretor técnico do Instituto para o Desenvolvimento das Energias Alternativas na América Latina, professor Ricardo Ruther, mostrou as inúmeras vantagens da produção de energia solar em relação às fontes poluentes e caras utilizadas pelo Brasil.

Ele ressaltou que, desde 2012, qualquer prédio no país pode utilizar painéis fotovoltaicos, o que possibilita não só a geração de energia limpa e mais barata, mas também ajuda a reduzir a temperatura das edificações onde são instalados. “A integração fotovoltaica pode ser feita de várias maneiras. Os painéis podem ser aplicados em uma estrutura já existente,” explicou.

O coordenador do Comitê de Meio Ambiente (Comasp) do SindusCon-SP e diretor da Tecnisa, Fabio Villas Boas, citou as vantagens do sistema adotado no empreendimento Jardim das Perdizes, onde os painéis produzem energia para aquecimento da água e calefação, ajudando na redução da conta de energia do condomínio. A capacitação dos profissionais da empresa também foi outro ponto importante para melhorar a aplicação da eficiência energética. “Antes nós contratávamos consultorias, mas nós capacitamos nossos engenheiros e eles mesmos pensam nessa questão,” contou.

Durante o debate do painel, o diretor-executivo da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), Rodrigo Sauaia, defendeu que o segmento de produção de energia solar, no momento econômico difícil do país, pode ajudar também na redução de custos da construção civil, gerar empregos e trazer segurança energética para o país. “A Absolar faz um trabalho de aproximação com governos de diversos estados para conseguir expandir a utilização dessa energia limpa e mostrar a importância da redução da carga tributária na produção dos equipamentos.”

Ainda no quesito economia, os painéis fotovoltaicos podem substituir materiais que seriam utilizados, por exemplo, em fachadas.

Saiba mais:
Seminário de Sistemas Prediais é compromisso do SindusCon-SP de difundir o que há de mais moderno na construção civil