Voltar
Acompanhe

Comasp apresenta pleitos do “Madeira é Legal” à Secretaria do Meio Ambiente.

22/06/2016

O Comasp do SindusCon-SP, que integra o Grupo de Trabalho Gestor do Programa “Madeira é Legal” se reuniu no último dia 18 com a secretária de Estado do Meio Ambiente, Patricia Iglecias. O encontro teve o objetivo de retomar as ações no âmbito do Programa Madeira é Legal para evitar a comercialização de madeira ilegal no Estado de São Paulo.

Uma das questões tratadas no encontro foi o aprimoramento do CAD Madeiras, o programa estadual que verifica a legalidade do fornecimento de madeira (nativa e plantada) e disponibiliza uma relação das empresas madeireiras que estão em conformidade. Confira a listagem aqui. A retomada da Câmara Florestal, fórum que discute melhorias, entre elas o monitoramento do fluxo da madeira e treinamento das equipes de fiscalização também fez parte da pauta da reunião.

O coordenador do Comasp, Fabio Villas Boas apresentou algumas das dificuldades enfrentadas pelas construtoras para regularizar no Cadastro Técnico Federal do IBAMA e operar no sistema DOF na aquisição de madeiras nativas. "É preciso que o sistema seja adequado à especificidade da construção civil, como por exemplo, não ser necessária a homologação dos canteiros de obra a cada três meses no IBAMA. “infelizmente as dificuldades do sistema para aquisição de madeira de origem legal têm levado as construtoras à redução e à sua não utilização,” explicou Fabio.

Além de questões relacionadas à madeira, a secretária Patrícia informou que irá agilizar o início dos trabalhos do Comitê Construção Sustentável, criado pela resolução SMA 36/2016 para avanços nas discussões referentes a áreas contaminadas e resíduos da construção, do qual o SindusConSP faz parte.

Participantes:
Patricia Iglesias – Secretária
Danilo Angelucci de Amorim  e Guaraci Belo de Oliveira –da Coordenadoria de Biodiversidade e Recursos Naturais – CBRN
João Luiz Potenza – do Departamento de Politicas Publicas de Residuos Solidos e Eficiencia dos Recuros Naturais da CETESB

WWF Brasil – Ricardo Russo
Rafik Hussein Saab Filho-  Executivo do  Sindicato do Comércio de Madeiras do Estado de São Paulo (Sindimasp)

COMASP –
Fabio Villas Boas
Lilian Sarrouf