O SindusCon-SP, em parceria com a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SMA), Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) e Prefeitura de Sorocaba, lançou nesta segunda-feira (25) o Sistema Estadual de Gerenciamento Online de Resíduos Sólidos - Módulo Construção Civil (Sigor). Cerca de 80 pessoas, profissionais envolvidos no monitoramento e gestão de obras e representantes de empresas participaram do evento.
O SIGOR tem por objetivo gerenciar as informações referentes aos fluxos de resíduos da construção civil no Estado de São Paulo, desde a sua geração até a destinação final, passando pelo transporte. A implantação do sistema vai garantir que os resíduos tenham uma destinação ambientalmente correta.
“O Sigor visa a auxiliar no cumprimento da Lei Federal nº 12.305, que regulamenta a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), assim como da Lei Estadual 12.300, que instituiu a Política Estadual de Resíduos Sólidos. Também atende à Resolução CONAMA nº 307/2002, que responsabiliza o município pela elaboração do Plano Municipal de Gestão de Resíduos da Construção Civil, o qual deve, entre outros, disciplinar as responsabilidades dos pequenos e grandes geradores, transportadores e áreas de destinação”, explicou João Luiz Potenza, gerente do Departamento de Políticas Públicas de Resíduos Sólidos e Eficiência dos Recursos Naturais da CETESB.
Entre outras vantagens, Potenza destaca que o sistema centraliza as informações por meio de uma base de dados de fácil acesso. “A desburocratização devido à agilidade na emissão e controle da documentação; a facilidade na gestão, o monitoramento e a fiscalização dos resíduos são outros pontos fortes do sistema, além do suporte às ações de logística reversa”, observou.
De acordo com a vice-presidente de Obras Públicas do SindusCon-SP, Maristela Honda, que representou o vice-presidente do sindicato, Francisco Vasconcellos, o projeto é de grande importância para o interior e marca o início do cadastro das empresas junto ao SIGOR. “Este movimento teve início no SindusCon-SP e posteriormente fizemos as parcerias com a Secretaria Estadual do Meio Ambiente e com a Cetesb. Com este sistema, além da correta destinação dos resíduos, estaremos colaborando para a preservação do meio ambiente e para evitar a proliferação de doenças”, ressaltou Maristela.
Para o prefeito de Sorocaba, Antônio Carlos Pannunzio, o SIGOR será uma importante ferramenta para a cidade na gestão dos resíduos sólidos, que teve seu Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS) oficializado em janeiro deste ano. “Para manter a qualidade de vida é necessário pensar no meio ambiente. Essa solenidade de lançamento do SIGOR em Sorocaba assinala novos tempos nesta área para nossa cidade e nossa região”, destacou.
Segundo a secretária Adjunta de Meio Ambiente, Cristina Azevedo, Sorocaba tem sido uma importante parceira no estado e será beneficiada pelo SIGOR. “Além da rastreabilidade a cada fluxo de resíduo, o sistema também vai movimentar a economia, gerando emprego e renda”, lembrou.
Já o presidente da Cetesb, Otávio Okano, disse que o sistema é de fundamental importância para fazer a gestão de resíduos da construção civil de forma adequada e transparente. “O SIGOR tem um papel essencial para a sociedade, pois fornece informações como: relação de transportadores cadastrados nos municípios; relação de áreas de destinação por tipo de resíduos; legislação e normas; manuais e publicações, além de eventos e treinamentos”, finalizou.
O sistema hospedado no site da CETESB (cetesb.sp.gov.br/sigor) e as informações armazenadas em seu banco de dados vai subsidiar ainda futuras ações de controle e fiscalização, planejamento, elaboração de políticas públicas e estudos de viabilidade para os investimentos necessários à melhoria da gestão dos resíduos sólidos.
As empresas interessadas em obter informações sobre o SIGOR podem entrar em contato com a sede do SindusCon-SP em Sorocaba.
Serviço:
SindusCon-SP
Local: Sede SindusCon–SP Sorocaba
Endereço: av. Presidente Kennedy, 150 - Jardim Paulistano- Sorocaba, SP
Informações: (15) 3224-2369 / sinduscaba@sindusconsp.com.br
(Vergili Press Office)